Como Posicionar Melhor sua Empresa no Google
Se você tem uma empresa e se importa em fazer marketing digital efetivo, provavelmente uma das suas ambições é aparecer nas primeiras páginas. Aprenda como posicionar melhor sua empresa ou negócio no Google. Afinal, difícil dizer quem não recorre ao site de busca para encontrar qualquer tipo de solução para um problema nos dias de hoje. Buscadores como Google, Yahoo e Bing são as máquinas que armazenam em seus servidores todo conteúdo que você consegue visualizar nos sites visitados por eles.
Potanto, quando você faz uma pesquisa no buscador, dentre todas as informações armazenadas, ele encontrará os sites que possuem conteúdo referente à sua solicitação. Portanto sua empresa tem que estar bem ranqueada para aparecer para seus clientes.
Mas antes de colocar a mão na massa para garantir este resultado, você precisa entender como o Google funciona. Primeiramente, vale ressaltar que o Google trabalha por meio de um algoritmo, e é ele o responsável por trazer os melhores resultados para o usuário. Pois são diversas as maneiras de se posicionar melhor no Google, vamos falar um pouco mais sobre elas.
Busca Orgânica
Os resultados orgânicos, os gratuitos, são aqueles localizados entre os resultados pagos. Como fazer para estar entre eles? O Google faz uma classificação, mais uma vez, por meio do seu algoritmo. Então, seleciona os resultados conforme a relevância do conteúdo do site em relação ao termo digitado na barra de pesquisa.
Contudo para posicionar sua empresa no Google entre os primeiros resultados, há uma série de técnicas de otimização. É conhecida como SEO (Search Engine Optimization), que inclui estratégias no desenvolvimento do sites, blogs, páginas na web e na criação de conteúdo relevante para alimentá-lo. Deixando-o, assim, mais amigável para os mecanismos de busca.
Certamente, o SEO deve ser uma preocupação para as empresas que possuem sites e desejam vê-los entre os primeiros resultados de forma orgânica. Entretanto é necessário ficar atento às mudanças dos algoritmos do Google. A fim de sempre aprimorar e elaborar conteúdos que agreguem valor para atrair o usuário.
Busca Paga
Já a busca paga, os sites que aparecem na busca acima e abaixo dos resultados orgânicos são os chamados resultados pagos. Estes resultados, links que aparecem com destaque, são feitos por anúncios produzidos por meio do Google Ads.
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que foi lançado em sua primeira versão no ano de 2000. E é por meio desta plataforma que você consegue anunciar e se destacar para determinado público. Aliás, este é o principal ponto do Ads, você consegue direcionar sua campanha para um público qualificado, isto é, que tenha interesse no que você oferece. Estes anúncios são feitos com base em palavras-chave e é possível determinar onde eles aparecerão.
O valor do clique, entretanto, varia muito de acordo com a concorrência por aquela palavra-chave. Todavia, o auxílio de uma empresa especialista, como a Search Midia, começa a fazer toda a diferença. Acesse nosso site e entre em contato! Afinal, para posicionar sua empresa no Google de forma paga é imprescindível saber determinar as palavras que trarão melhor retorno para o seu negócio.
Dicas para se posicionar no Google de forma orgânica
Para ajudar a posicionar a sua empresa no Google e ter resultados eficientes confira as dicas a seguir:
Crie URL’s amigáveis
Crie URL’s contendo as palavras-chave mais importantes daquela página. Por exemplo, a URL desta página do blog contém a palavra-chave posicionar sua empresa no Google.
Heading tags (hierarquização da informação)
Palavras-chave mencionadas nos títulos (H1) e subtítulos (H2, H3…) são consideradas pelos robôs do Google para posicionamento e classificação de relevância da página.
Meta tags SEO
São recursos de programação da página, como:
- Meta title: título da página;
- Meta description: breve descrição do conteúdo da página. Texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de busca, logo abaixo do título;
- Meta keywords: palavras-chave mencionadas no texto.
Links entre páginas (link building)
Obter links externos de páginas relevantes apontando para o seu site é identificado pelos robôs do Google como uma comprovação de que seu site também é relevante, sendo considerado uma autoridade no tema em questão.
Conteúdo relevante
O conteúdo da página também deve estar de acordo com o título e palavras-chave escolhidas. As palavras de maior peso podem ser salientadas no texto com negrito.
São bastante as opções que te auxiliam a estar no topo de uma das maiores plataformas de buscas do mundo. É importante investir em ações pagas e gratuitas para aparecer. Quem não é visto, não é lembrado!