Criação de Site para o seu negócio
Confira elementos essenciais para a criação de Site do seu negócio
Hoje ninguém mais discute a necessidade de se investir na criação de um site, independente do tipo de negócio. Afinal, ele é a sua principal presença no ambiente online. A primeira pergunta que você deve fazer é: qual é o objetivo do meu primeiro site? Este é o passo mais importante e, a partir daí você pode dar início ao seu novo projeto, dedique um tempo para esboçar algumas ideias sobre suas metas. Vou mostrar neste artigo os itens indispensáveis quando falamos de sites para empresas.
Planejamento
Antes de tudo, você precisa definir exatamente o que precisa estar dentro do seu site. Uma boa dica é pesquisar na própria internet. Pesquisar os seus possíveis concorrentes, o que eles estão fazendo, destaque pontos positivos e negativos,
Assim, pense em textos, galeria de imagens, páginas internas, menus e os aspectos que você julga ser importante em seu site. Não esqueça de pesquisar também ferramentas para atendimento, como chat e meios de pagamento online. Pense também na atualização. Contudo o planejamento de conteúdo é essencial. Defina claramente a sua meta, o seu público-alvo, o que ele procura e quais são os seus objetivos. Após responder essas perguntas, aí sim você poderá passar para o próximo passo na criação do seu site para o seu negócio.
Domínio próprio
O domínio é um requisito básico que seu negócio ter sucesso na criação de um site. Ele fica localizado no centro da URL — em www.searchmidia.com.br, por exemplo, “searchmidia” é o domínio. Como principal chamariz para o seu negócio, ele costuma ser simples e direto. Afinal, você quer que seu endereço eletrônico seja memorizado sem dificuldade. Outra vantagem de possuir um domínio próprio é a possibilidade de criar contas de e-mail profissionais. Quando uma página não possui um domínio, a credibilidade da marca acaba ficando comprometida. Tê-lo demonstra que sua empresa é séria e investe na experiência do usuário.
Certamente é importante atentar-se que é necessário investir na compra de um domínio e de uma hospedagem de qualidade para manter o site da sua empresa online.
Layout
O layout de um website pode ser comparado à uma vitrine de shopping. Então quanto mais atraente e dinâmico for, maiores são as chances de as pessoas prestarem atenção. Se a aparência do seu primeiro site for convidativa, certamente o internauta vai se interessar pela navegação. Invista tempo na criação do layout do seu site, afinal, ele é a porta de entrada para os seus possíveis clientes. É fundamental proporcionar uma experiência agradável e eficaz para o usuário.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzido em português para Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. SEO é um conjunto de estratégias utilizadas nos sites para melhorar a posição das suas páginas nos mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Um exemplo para facilitar o entendimento:
Quando um usuário digita uma palavra, o objetivo do trabalho é fazer com que uma ou mais páginas do seu site apareça entre os primeiros resultados. É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados (pagos). Uma vez que os resultados patrocinados no Google aparecem com a tag “anúncio”.
As técnicas de SEO são implementadas em todo o conteúdo interno do site e também existem alguns fatores externos que ajudam a melhorar o posicionamento, como por exemplo, links de outras páginas de autoridade para o seu site e também links em redes sociais. O trabalho de SEO é de médio/longo prazo. Pois possui relação direta com o engajamento social do conteúdo produzido e com a confiança dos buscadores em seu website.
Integração com redes sociais
As mídias sociais mudaram a maneira como as empresas e os clientes se relacionam. Por isso, é fundamental incluir os links e respectivos botões para todas as redes em que seu negócio esteja presente. A ideia é facilitar a vida do usuário que queira compartilhar com seus colegas um conteúdo considerado interessante, o que pode gerar ainda mais visitas para o seu site.
Sistema de gerenciamento de conteúdo
CMS é a sigla para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Existem diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo no mercado como o WordPress.org, Joomla, Drupal, entre outros. Dentre os citados, o CMS que domina o mercado de websites é o WordPress.
Além de gratuito, o que não dispensa a compra de um domínio e de um plano de hospedagem, o WordPress é um CMS baseado em PHP que permite ao usuário a instalação de temas exclusivos e plugins adicionais, a fim de facilitar e atender as mais diversas necessidades. Os sites construídos em WordPress também são bem vistos pelo Google, melhorando assim a sua indexação no mecanismo de busca e facilitando o trabalho de SEO.
Responsividade
Site responsivo é um site que se adapta automaticamente ao tamanho da tela do usuário de cada dispositivo, seja um PC, um tablet ou um smartphone. Assim, o site responsivo é flexível e o seu conteúdo pode ser acessado perfeitamente, independente do tamanho da tela do dispositivo que está exibindo o site. Todavia, ao longo dos anos, o Google tem favorecido os sites mobile friendly em seus resultados de pesquisa.
Google Ads
O Google Ads é uma das melhores ferramentas gratuitas de monitoramento e análise de tráfego existente no mercado, capaz de oferecer informações quanto ao número de visitantes por período, origem de tráfego, tempo no site, tecnologias utilizadas pelos visitantes, taxa de rejeição, etc. Observar e analisar essas métricas é fundamental para a tomada de decisões estratégicas em relação a melhorias no site.
Portanto, esta é uma ferramenta bem completa e possui diversas outras funções avançadas para uma análise mais profunda e detalhada. Você pode conhecer melhor e criar sua conta gratuitamente no site do Google ADS.
Por fim, vale lembrar que ter um site profissional no ar é apenas o primeiro passo para o sucesso do seu negócio na internet. Ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, podemos te ajudar!