Follow up
O que é follow up?
Follow up é um acompanhamento da conexão com o lead. Neste sentido, pode ser feito por email, telefone, LinkedIn, ou outras redes sociais e meios de comunicação.
Alguns exemplos de follow ups comuns podem ser:
- Um assessor de imprensa que trabalha para um artista faz follow ups com os meios de comunicação. Com isso, fornece informações com o objetivo de convencê-los a publicar algo sobre o assessorado;
- O vendedor faz follow ups com o lead com o objetivo de fazê-lo caminhar no processo. Além disso, qualifica, alinha as expectativas e se mostra um verdadeiro vendedor consultivo.
Fazer follow ups é uma atividade essencial. Porém, muitas vezes por falta de tempo, é subestimada pelos profissionais de vendas. No entanto, o follow up é o acompanhamento em que o vendedor lembra o lead da sua conexão com o objetivo de não deixá-lo esfriar.
O follow up é uma das atividades mais comuns dos profissionais de vendas. Também, uma das mais desgastantes. Ainda assim, ele é um dos principais pilares do processo de outbound. No entanto, muitos vendedores, SDRs ou Prospectores não entendem bem a dinâmica do follow up. Por isso, acabam por perder boas oportunidades ao desenvolver essa etapa com baixa qualidade. No entanto, um follow up bem executado depende de dois fatores simples:
Timing
Você deve entender qual é o melhor momento para contactar seu lead. Também, qual a frequência dos contatos e a duração de cada um. Além disso, defina um número máximo de tentativas e a distância entre cada uma delas para não parecer chato. Porém, garanta que não vai perder o lead por falta de persistência.
Seu objetivo deve ser SEMPRE agregar valor. Porém, nunca envie um email padrão cobrando uma resposta do lead. No entanto, demonstre que você pode ajudá-lo e garanta que seu follow up está alinhado ao seu processo de venda consultiva.
Por que é importante?
Quem tem um negócio se preocupa em atrair clientes. Sendo assim, esse é um fato e não há como fugir dele. Porém, nem todos projetam o que acontece com tais clientes depois de eles se sentiram atraídos por seus produtos, serviços ou pela marca em si. Neste sentido, mm bom atendimento ao cliente deve continuar mesmo após a venda. Além disso, é importante que as empresas percebam que o follow up dos clientes existentes é necessário para construir um relacionamento duradouro com os seus compradores. Por fim, existem outras importâncias para o follow up:
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Ajuda a ganhar a confiança dos clientes
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Aumenta as chances de o cliente fazer um novo negócio
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Melhora a experiência do cliente
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Receber mais feedback positivos
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Aumentar a vantagem competitiva
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Vender mais
Assim, consegue manter o nome da sua empresa vivo na mente do cliente. Além disso, garante que cada um seja tratado com o mesmo grau de prioridade.