O Facebook foi criado no dia 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, alunos da Universidade de Harvard. Neste sentido, é uma rede social que desde o início tem o objetivo de configurar um espaço no qual as pessoas possam encontrar umas às outras, dividindo opiniões e fotografias.
A diferença é que no começo a rede virtual era limitada ao corpo estudantil da Universidade de Harvard. Por fim, aos poucos, ela foi estendida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, à Universidade de Boston, ao Boston College. Além disso, incluía também alunos de Stanford, Columbia e Yale. No entanto, nesta época ele ainda era conhecido como thefacebook.com.
A história do Facebook…
Em 2003, o estudante Mark Zuckerberg já tinha um site relativamente elogiado e aí cria uma página chamada FaceMash. Neste sentido, ela compara fotos de estudantes da universidade e deixa você escolher a pessoa mais bonita entre duas. Por fim, o negócio foi um sucesso, mas muita gente não curtiu e o site saiu do ar pouco tempo depois por usar a base de dados da instituição sem autorização. A universidade emitiu uma advertência e ele se desculpou.
Com a expansão de sua fama outros circuitos universitários foram englobados e vários portadores de e-mails providos por universidades em todo o mundo foram convidados para fazer parte da rede social. No entanto, em 2005 este site contava com mais de 5 milhões de membros ativos. Além disso, neste mesmo ano, em agosto, a rede se tornou conhecida simplesmente como Facebook.
No dia 27 de fevereiro de 2006 o site permitiu que alunos do nível secundário e trabalhadores de empresas também tivessem acesso à rede. Neste sentido, desde setembro deste ano, somente integrantes a partir de 13 anos podem se inscrever no Facebook, onde todos os usuários têm a opção de se reunir em uma ou mais comunidades, como colégios, empresas ou espaços geográficos.
Os parceiros
O Mark tinha uma equipe bem jovem na época. Dustin Moskovitz é o outro cofundador e foi o primeiro chefe de tecnologia e depois engenharia. Além disso, o terceiro dos pioneiros é Chris Hughes, porta-voz da empresa por anos que depois foi trabalhar na revolucionária campanha eleitoral de Barack Obama em 2008. Por último, há também o brasileiro Eduardo Saverin, que era chefe financeiro e será personagem mais para frente.
Curiosidades sobre o Facebook
1 – É possível cadastrar um usuário herdeiro em sua conta
O acesso que esta pessoa terá ao seu perfil é limitado à administração de alguns conteúdos. Portanto, ela não pode visualizar informações e dados privados, como conversas no chat, por exemplo.
2 – A cor azul e sua relação com Mark Zuckerberg
Mark já afirmou que é daltônico e para ele, a cor mais rica é o azul. Por isso, o CEO resolveu introduzir a cor em todo o site.