Branding: a gestão da sua marca!
O que é Branding?
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. Contudo, o objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes. Por sua vez, serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Pense durante 1 minuto em uma marca…
Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças?
Por fim, é exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes. Logo, serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Por esse motivo é importante para as marcas trabalharem a sua gestão. Além disso, auxiliarem a construir esta percepção sobre a sua empresa, produtos e serviços, por meio das experiências dos consumidores com a marca. Os esforços em branding geram reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a redução de investimentos em publicidade e propaganda – no médio e no longo prazo, é claro.
Como fazer a gestão da sua marca com branding.
Você já deve ter percebido toda a complexidade que envolve uma marca. Fazer a gestão dela, portanto, não poderia ser diferente.
Toda empresa deve possuir muitos canais de comunicação e muitos profissionais envolvidos, desde colaboradores a fornecedores. Além disso, precisa conseguir, no meio de tudo isso, atrair clientes. Para garantir que você atinja esse objetivo final, você precisa entender, desde o início, quem é sua empresa e quais são os valores dela.
Sua marca precisa ter uma identidade forte e coerente que vai ajudar a comunicar isso, auxiliando a potencializar e gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo.
Por fim, sua estratégia de Branding deve assegurar que você vai conseguir promover a sua marca para garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado. Estratégias como:
Personalidade da marca
Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.
Tom de voz
Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a linguagem ao público. Portanto, a linguagem tanto escrita quanto por emojis é uma ferramenta muito forte de conexão.
Canais
Onde está seu público? Quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas? Contudo, existem diversos canais nos quais você pode se relacionar como por exemplo WhatsApp, email, redes sociais. Lembrando que você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
Conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio. Portanto, aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.
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